Loading...

8 Maneiras De Comunicar Com O Seu Bebé
Antes De Nascer

Stress Free Pregnancy

Ao longo da gravidez, as mães costumam procurar estabelecer uma ligação com o seu bebé e, embora a ligação física ocorra geralmente por volta das 18-24 semanas de gravidez, quando a mãe começa a sentir os movimentos do seu bebé, a ligação emocional já foi estabelecida muito antes. Recomendo 8 maneiras simples para começar a experienciar uma ligação mais íntima com o seu bebé antes de nascer:

1. Massajar a Sua Barriga
Mesmo que não sinta o seu bebé, ele está dentro de si e já é bastante sensível ao seu toque e emoções. Massajar a barriga durante a gravidez, particularmente durante os três primeiros meses, ajuda a criar e cultivar a vossa ligação e irá também ajudá-la a parar e relaxar.

2. Falar com o Seu Bebé
Sei que ao início pode ser constrangedor para algumas mulheres, mas pesquisas comprovam que após as 22-23 semanas o bebé consegue ouvir sons de dentro e de fora do útero. Além disso, o seu bebé é muito sensível às suas emoções, por isso partilhar desde as primeiras semanas as suas vivências com o seu bebé, vai ajudá-la a expressar os seus sentimentos e a partilhar as suas atividades diárias com o seu bebé. O seu bebé ficará cada vez mais familiarizado com a sua voz e tons, fortalecendo a vossa ligação.


3. Praticar uma Respiração Lenta e Profunda
Cada emoção está relacionada com um ritmo de respiração diferente. Uma respiração lenta e profunda induz calma e paz de espírito, para além disso estimula um relaxamento total do corpo. Após apenas 5 minutos sentir-se-á reenergizada e revigorada. É uma ótima maneira de se conectar com o seu bebé!

4. Mantenha uma ecografia do seu bebé por perto
Uma boa maneira de fortalecer a ligação com o seu bebé nos primeiros tempos da gravidez é manter uma cópia da imagem da ecografia do seu bebé num local em que a possa ver frequentemente. Vai fazê-la sorrir, tirar alguns segundos para pensar na jornada que se aproxima como mãe e partilhar esses bons sentimentos com o seu bebé.

5. Fazer uma pausa consciente
Ao longo do dia, escolha conscientemente fazer pausas para se conectar com o seu bebé e pensar nas coisas boas que gostaria de partilhar com ele, ou com ela, tanto agora como em momentos futuros. Tirar tempo para estar apenas com o seu bebé reforça a vossa ligação e envia a mensagem ao seu bebé de que ele é importante para si, que se preocupa e que é desejado.

6. Praticar Yoga Pré-natal
Esta prática irá contribuir para uma melhor preparação do seu corpo e mente para as transformações físicas e psíquicas durante a gravidez e ajudá-la no nascimento. O yoga adaptado à gravidez combina diferentes posturas e técnicas de respiração que ajudam a libertar tensão, a acalmar-se, a prepará-la para o parto e recuperação do mesmo e ainda a conectar-se profundamente com o bebé dentro de si.

7. Dar um passeio na natureza
A gravidez é um momento na vida de uma mulher no qual ela está profundamente ligada às forças da natureza, que inspiram a vida dentro de si. Caminhar na natureza reforça o seu lado feminino e melhora a sua sensibilidade e intuição. Toque numa árvore, cheire uma flor, descalce os sapatos e sinta a terra. As mulheres grávidas são uma manifestação da Mãe da Natureza, e isto irá fazê-la sentir-se mais conectada consigo própria bem como com o seu bebé.

8. Não seja tão exigente consigo mesma
As mulheres muitas vezes negligenciam as suas necessidades durante a gravidez e tendem a ser muito duras consigo mesmas quando as coisas não correm como planeado. A mãe não é preguiçosa, a mãe está grávida, precisa de abrandar o ritmo de vida para se ocupar da criação do seu bebé, para que possa aumentar a sua consciência e conectar-se profundamente com o seu bebé. Posto isto, deve priorizar o que realmente importa, tomar bem conta de si e assim estabelecer uma melhor ligação com o seu bebé.
  

Quem sou eu?

Olá! Eu sou Susana, sou educadora prénatal e professora de yoga. No meu dia a dia, se não estou com meus 3 filhos, eu ajudo e dou apoio às necessidades das novas mães e dos seus bebés. Sou a fundadora do Programa Yoga para Grávidas, Yoga pós-parto e Yoga para Toda a Família, autora do livro Yoga e Maternidade, membro da APPPAH (Associação de Psicologia e Saúde Pré-natal e Perinatal) e Presidente da Associação Norueguesa de Educação Prénatal. Para mim a gravidez, nascimento e maternidade conscientes envolvem uma conexão muito mais profunda connosco próprias, com o nosso corpo, com as nossas emoções, com o poder da maternidade em nós, e uma conexão mais profunda com bebé. Tenho mais de quinze anos de experiência como professora de yoga e hoje orgulho-me de ter ajudado centenas de mulheres um pouco por todo o mundo.


Junte-te à nossa comunidade de Mães

O Livro

O livro Yoga e Maternidade é o primeiro livro em Portugal, de uma autora portuguesa, dedicado aos benefícios do yoga durante a gravidez, para aliviar o stress e o desconforto típicos deste período, e para estimular o vínculo entre mãe e bebé.

Começando pela sua experiência pessoal de três gestações, educadora pré-natal e experiência da prática do yoga por mais de 20 anos, Susana Lopes oferece neste livro uma série de técnicas de respiração, posições, meditações e relaxamentos, adaptados às necessidades específicas das mulheres e que lhes permitem sentirem-se mais presentes em todas as diferentes fases da sua gravidez, aumentando o seu bem-estar, autoconfiança e oferecendo uma maior conexão e comunicação com a vida que está a ser gerada dentro de si.

Esta é uma leitura inspiradora acompanhada de fotos, ilustrações e informação acessível a mães, professores do yoga e profissionais que trabalham com gestantes.

Comprar o Livro