Loading...
Ao longo da gravidez, as mães costumam procurar estabelecer uma ligação com o seu bebé e, embora a ligação física ocorra geralmente por volta das 18-24 semanas de gravidez, quando a mãe começa a sentir os movimentos do seu bebé, a ligação emocional já foi estabelecida muito antes. Recomendo 8 maneiras simples para começar a experienciar uma ligação mais íntima com o seu bebé antes de nascer:
1. Massajar a Sua Barriga
Mesmo que não sinta o seu bebé, ele está dentro de si e já é bastante sensível ao seu toque e emoções. Massajar a barriga durante a gravidez, particularmente durante os três primeiros meses, ajuda a criar e cultivar a vossa ligação e irá também ajudá-la a parar e relaxar.
2. Falar com o Seu Bebé
Sei que ao início pode ser constrangedor para algumas mulheres, mas pesquisas comprovam que após as 22-23 semanas o bebé consegue ouvir sons de dentro e de fora do útero. Além disso, o seu bebé é muito sensível às suas emoções, por isso partilhar desde as primeiras semanas as suas vivências com o seu bebé, vai ajudá-la a expressar os seus sentimentos e a partilhar as suas atividades diárias com o seu bebé. O seu bebé ficará cada vez mais familiarizado com a sua voz e tons, fortalecendo a vossa ligação.
Quem sou eu?
Olá! Eu sou Susana, sou educadora prénatal e professora de yoga. No meu dia a dia, se não estou com meus 3 filhos, eu ajudo e dou apoio às necessidades das novas mães e dos seus bebés. Sou a fundadora do Programa Yoga para Grávidas, Yoga pós-parto e Yoga para Toda a Família, autora do livro Yoga e Maternidade, membro da APPPAH (Associação de Psicologia e Saúde Pré-natal e Perinatal) e Presidente da Associação Norueguesa de Educação Prénatal. Para mim a gravidez, nascimento e maternidade conscientes envolvem uma conexão muito mais profunda connosco próprias, com o nosso corpo, com as nossas emoções, com o poder da maternidade em nós, e uma conexão mais profunda com bebé. Tenho mais de quinze anos de experiência como professora de yoga e hoje orgulho-me de ter ajudado centenas de mulheres um pouco por todo o mundo.
O livro Yoga e Maternidade é o primeiro
livro em Portugal, de uma autora portuguesa, dedicado aos
benefícios do yoga durante a gravidez, para aliviar o stress e
o desconforto típicos deste período, e para estimular o
vínculo entre mãe e bebé.
Começando pela sua experiência pessoal de
três gestações, educadora pré-natal e experiência da prática
do yoga por mais de 20 anos, Susana Lopes oferece neste livro
uma série de técnicas de respiração, posições, meditações e
relaxamentos, adaptados às necessidades específicas das
mulheres e que lhes permitem sentirem-se mais presentes em
todas as diferentes fases da sua gravidez, aumentando o seu
bem-estar, autoconfiança e oferecendo uma maior conexão e
comunicação com a vida que está a ser gerada dentro de si.
Esta é uma leitura inspiradora
acompanhada de fotos, ilustrações e informação acessível a
mães, professores do yoga e profissionais que trabalham com
gestantes.