Loading...

O Papel Do Educador Pré-natal

Stress Free Pregnancy

O educador pré-natal tem o papel de apoiar e inspirar a família, bem como toda a sociedade, acerca do momento de gestação e a importância do mesmo para a humanidade como um só.

O educador pré-natal ajuda mulheres e famílias a perceber que as mulheres grávidas são de facto educadoras da humanidade. A mulher recebeu da natureza o poder de criar e inspirar a nova geração dentro de si mesma, de quem ela é, dos seus pensamentos e emoções, da vida no seu interior e da sua perceção da vida exterior, formando o corpo físico e o psicológico do novo ser que irá nascer.

O educador pré-natal pretende consciencializar, informar e alterar a forma como as mulheres e famílias percecionam os momentos de conceção, gravidez e maternidade, acreditando que, pela forma como trazemos novos seres humanos ao mundo, podemos mudar o mundo. O educador pré-natal pretende divulgar informação sobre a importância da vida pré-natal para o desenvolvimento integral do ser humano e de uma sociedade mais fraterna.


A ciência comprova agora o que a sabedoria antiga de várias tradições já demostrava no passado, que os momentos de conceção, gravidez e nascimento são cruciais para o desenvolvimento das qualidades humanas e comportamentos futuros do bebé. Na conceção, a informação genética do ADN da mãe e do pai são devidamente transmitidos à primeira célula da criança. Mas a ciência da epigenética revela que, durante a gravidez esta informação genética pode ser ativada, ou não, ou até mesmo modificada, de acordo com a qualidade de vida da mãe e como ela perceciona o ambiente em que está inserida. Quando uma mulher está grávida, a sua sensibilidade aumenta e as suas experiências tornam-se informação que orientam o desenvolvimento do bebé e são gravadas em todas as suas células.

Atualmente vemos uma grande automatização do nascimento, muitas vezes em detrimento dos aspetos subjetivos e subtis do ser humano, que o distinguem do resto das criaturas. Devido às consideráveis poupanças geradas pelos cuidados de saúde preventivos e pela educação preventiva, esta informação nova, acerca da extrema importância da vida pré-natal para o futuro de cada ser humano, é englobada apenas na abordagem de crescimento e desenvolvimento psíquico do bebé.

É importante que esta informação chegue o quanto antes a todos os pais, para que estejam atentos ao seu papel e para encorajá-los a fornecer as melhores condições de começo de vida ao seu bebé desde o início do seu desenvolvimento no útero materno, inspirando-os a ajudar a mãe a equilibrar a sua vida física, psicológica e espiritual e transmitindo bem-estar ao bebé desde o início.

O educador pré-natal compreende que a responsabilidade de uma mãe vai para além da sua higiene fisiológica (abster-se de fumar, comer saudável, descansar adequadamente, etc.) e se estende até à qualidade do que a sua mente experiencia.

Posto isto, o papel de um educador pré-natal é bastante importante para ajudar a mãe a estar bem informada e ter acesso aos meios necessários para estar em harmonia com os seus sentimentos e pensamentos. A qualidade do nosso futuro depende da educação dos nossos filhos, educação essa que começa no útero.

A Educação pré-natal é a educação que a mãe transmite ao seu filho desde o início, desde os meses anteriores à conceção até ao fim da amamentação. Ninguém se questionaria acerca da necessidade de ter aulas de condução antes de conduzir um carro. Então, porque não ganhar o conhecimento necessário para começar uma família? Isto pertence ao campo da educação.

A UNICEF afirma que “As crianças representam o nosso futuro,” e o educador pré-natal conclui: “O nosso futuro começa a ser construído antes do nascimento!”

  

Quem sou eu?

Olá! Eu sou Susana, sou educadora prénatal e professora de yoga. No meu dia a dia, se não estou com meus 3 filhos, eu ajudo e dou apoio às necessidades das novas mães e dos seus bebés. Sou a fundadora do Programa Yoga para Grávidas, Yoga pós-parto e Yoga para Toda a Família, autora do livro Yoga e Maternidade, membro da APPPAH (Associação de Psicologia e Saúde Pré-natal e Perinatal) e Presidente da Associação Norueguesa de Educação Prénatal. Para mim a gravidez, nascimento e maternidade conscientes envolvem uma conexão muito mais profunda connosco próprias, com o nosso corpo, com as nossas emoções, com o poder da maternidade em nós, e uma conexão mais profunda com bebé. Tenho mais de quinze anos de experiência como professora de yoga e hoje orgulho-me de ter ajudado centenas de mulheres um pouco por todo o mundo.


Junte-te à nossa comunidade de Mães

O Livro

O livro Yoga e Maternidade é o primeiro livro em Portugal, de uma autora portuguesa, dedicado aos benefícios do yoga durante a gravidez, para aliviar o stress e o desconforto típicos deste período, e para estimular o vínculo entre mãe e bebé.

Começando pela sua experiência pessoal de três gestações, educadora pré-natal e experiência da prática do yoga por mais de 20 anos, Susana Lopes oferece neste livro uma série de técnicas de respiração, posições, meditações e relaxamentos, adaptados às necessidades específicas das mulheres e que lhes permitem sentirem-se mais presentes em todas as diferentes fases da sua gravidez, aumentando o seu bem-estar, autoconfiança e oferecendo uma maior conexão e comunicação com a vida que está a ser gerada dentro de si.

Esta é uma leitura inspiradora acompanhada de fotos, ilustrações e informação acessível a mães, professores do yoga e profissionais que trabalham com gestantes.

Comprar o Livro