8 Maneiras De Comunicar Com O Seu Bebé

susana lopes yoga e maternidade

Ao longo da gravidez, as mães costumam procurar estabelecer uma ligação com o seu bebé e, embora a ligação física ocorra geralmente por volta das 18-24 semanas de gravidez, quando a mãe começa a sentir os movimentos do seu bebé, a ligação emocional já foi estabelecida muito antes. Recomendo 8 maneiras simples para começar a experienciar uma ligação mais íntima com o seu bebé antes de nascer:


1. Massajar a Sua Barriga
Mesmo que não sinta o seu bebé, ele está dentro de si e já é bastante sensível ao seu toque e emoções. Massajar a barriga durante a gravidez, particularmente durante os três primeiros meses, ajuda a criar e cultivar a vossa ligação e irá também ajudá-la a parar e relaxar.

2. Falar com o Seu Bebé
Sei que ao início pode ser constrangedor para algumas mulheres, mas pesquisas comprovam que após as 22-23 semanas o bebé consegue ouvir sons de dentro e de fora do útero. Além disso, o seu bebé é muito sensível às suas emoções, por isso partilhar desde as primeiras semanas as suas vivências com o seu bebé, vai ajudá-la a expressar os seus sentimentos e a partilhar as suas atividades diárias com o seu bebé. O seu bebé ficará cada vez mais familiarizado com a sua voz e tons, fortalecendo a vossa ligação.

3. Praticar uma Respiração Lenta e Profunda
Cada emoção está relacionada com um ritmo de respiração diferente. Uma respiração lenta e profunda induz calma e paz de espírito, para além disso estimula um relaxamento total do corpo. Após apenas 5 minutos sentir-se-á reenergizada e revigorada. É uma ótima maneira de se conectar com o seu bebé!

4. Mantenha uma ecografia do seu bebé por perto
Uma boa maneira de fortalecer a ligação com o seu bebé nos primeiros tempos da gravidez é manter uma cópia da imagem da ecografia do seu bebé num local em que a possa ver frequentemente. Vai fazê-la sorrir, tirar alguns segundos para pensar na jornada que se aproxima como mãe e partilhar esses bons sentimentos com o seu bebé.

5. Fazer uma pausa consciente
Ao longo do dia, escolha conscientemente fazer pausas para se conectar com o seu bebé e pensar nas coisas boas que gostaria de partilhar com ele, ou com ela, tanto agora como em momentos futuros. Tirar tempo para estar apenas com o seu bebé reforça a vossa ligação e envia a mensagem ao seu bebé de que ele é importante para si, que se preocupa e que é desejado.

6. Praticar Yoga Pré-natal
Esta prática irá contribuir para uma melhor preparação do seu corpo e mente para as transformações físicas e psíquicas durante a gravidez e ajudá-la no nascimento. O yoga adaptado à gravidez combina diferentes posturas e técnicas de respiração que ajudam a libertar tensão, a acalmar-se, a prepará-la para o parto e recuperação do mesmo e ainda a conectar-se profundamente com o bebé dentro de si.

7. Dar um passeio na natureza
A gravidez é um momento na vida de uma mulher no qual ela está profundamente ligada às forças da natureza, que inspiram a vida dentro de si. Caminhar na natureza reforça o seu lado feminino e melhora a sua sensibilidade e intuição. Toque numa árvore, cheire uma flor, descalce os sapatos e sinta a terra. As mulheres grávidas são uma manifestação da Mãe da Natureza, e isto irá fazê-la sentir-se mais conectada consigo própria bem como com o seu bebé.

8. Não seja tão exigente consigo mesma
As mulheres muitas vezes negligenciam as suas necessidades durante a gravidez e tendem a ser muito duras consigo mesmas quando as coisas não correm como planeado. A mãe não é preguiçosa, a mãe está grávida, precisa de abrandar o ritmo de vida para se ocupar da criação do seu bebé, para que possa aumentar a sua consciência e conectar-se profundamente com o seu bebé. Posto isto, deve priorizar o que realmente importa, tomar bem conta de si e assim estabelecer uma melhor ligação com o seu bebé.


Quem sou eu?
Olá! Eu sou Susana, sou professora de yoga e educadora pré-natal. No meu dia a dia, se não estou com meus 3 filhos, eu ajudo e dou apoio às necessidades das mulheres, mães e dos seus bebés. Sou a fundadora do Programa Yoga para Mulheres, Yoga para Grávidas e Pós-parto e Yoga para Toda a Família, Yoga para a Ansiedade, autora do livro Yoga e Maternidade, e Presidente da Associação Norueguesa de Educação Prénatal. Tenho mais de quinze anos de experiência como professora de yoga e hoje orgulho-me de ter ajudado centenas de mulheres um pouco por todo o mundo.