A Prática de yoga em casa durante a gravidez

susana lopes yoga e maternidade

Que a prática regular de yoga pode trazer diversos benefícios, não há dúvida alguma. Durante a gravidez o yoga auxilia no alívio dos incómodos físicos, contribui para o fortalecimento dos músculos e articulações além de proporcionar um equilíbrio entre o corpo e a mente da mãe.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados ao longo dos nove meses de gestação, quando o corpo passa por diversas transformações, e quando a mãe também costuma experimentar incómodos relacionados com o stress, ganho de peso, dores nas costas, além de todas as inquietações com relação à chegada do bebé que acabam por trazer mais preocupações à mãe.

Aprender a praticar esta atividade física e mental com segurança é essencial para a mãe poder aproveitar todos os benefícios que o yoga tem para oferecer, para se manter em forma, mais relaxada e serena, para se aentir preparada paa o momento do parto e prevenir lessões ao nível do assoalho pélvico durante o parto, melhorando a sua ligação com o seu bebé mesmo antes do nascimento.

Eu encorajo todas as mães a experimentarem a prática do yoga em casa, no conforto do seu lar, no seu tempo e ao seu ritmo! Para isso a mãe vai apenas precisar de um pequeno espaço, reservar um pouco do seu tempo, e um(a) professor(a) que possa seguir! Quando a prática se tornar num hábito, com certeza, vai começar a sentir os resultados.
Para a mãe que procura mais informações em como iniciar a sua prática em casa, deixo aqui algumas dicas que a vão ajudar.

O que é necessário para começar?
A primeira recomendação para as mães grávidas que desejam praticar qualquer atividade física em casa é consultar ao seu médico e após essa etapa, procure um professor(a) de yoga credenciado para orientar os exercícios de acordo com a fase da gestação em que se encontra. Se esta for uma gravidez sem risco não terá qualquer problema em começar a sua prática assim que se sentir bem, pois no início da gravidez os enjoos e sonolência pode impedir o nosso nornal funcionamento e a prática regular. Normalmente após as 12 semanas de gestação já se irá sentir bem para iniciar o yoga.

Se esta for uma gravidez e risco, muito provavelmente o melhor será recorrer a aulas privadas, dedicadas só a si e à sua condição. Uma mãe com uma gravidez de risco pode praticar yoga ufruindo de diversas técnicas como por exemplo os exercicios respiratórios de preparação para o parto, o relaxamento físico e mental, a meditação, mas terá de ter mais em atenção às posições que pode ou não deve mesmo fazer.

Prepare o seu espaço
Não é necessário ter uma sala específica, porém deve ser um espaço confortável, com luminosidade e que haja espaço para o seu tapete e para realizar as posições. Quarto, cozinha, corredor, sala ou jardim, não arranje desculpas para não o fazer. Não tem tapete, sem problemas, basta escolher um local e ir diretamente para lá. Na minha experiência, se deixar o tapete desenrolado na noite anterior, será muito mais fácil começar a praticar assim que o vir. Deve também ter por perto almofadas ou um cobertor para se sentar ou colocar a cabeça quando se deitar, ou mesmo quando está deitada de lado, para um relaxamento, colocar uma almofada entre as pernas costuma ser bastante agradável durante a gravidez. O cobertor também serve para não sentir frio no relaxamento, caso necessite. Também deve ter consigo uma garrafa ou copo de água, para se manter hifdratada sempre que precisar! Dedique-se ao espaço que escolheu, torne-o pessoal, pequeninas coisas podem ajudar, como por exemplo colocar alguns objetos que a inspiram e a fazem sentir-se bem e tranquila.

Adquira o hábito
Se nunca praticou yoga antes ou mesmo se é uma aluna experiente deve estar a pensar que começar a praticar yoga em casa é um desafio, e é. Porque vai precisar de vencer cada pensamento e cada distração que possa ter sobre o que tem mais para fazer, pensar em não começar, ou mesmo desistir no caminho. Sim! Disciplina é um ingrediente indispensável para manter o foco. Desde o início, comece a praticar pelo menos duas vezes por semana, e vai notar que isso rapidamente tornar-se-à parte das suas atividades diárias também. Preste atenção em como se sente durante o dia em que pratica. Isso com certeza vai motivá-la a continuar com mais frequência, assim espero!
Se puder, reserve 5 minutos no início da manhã, antes de se distrair com outras atividades, e adquira o hábito de vir para seu tapete e dedicar alguns minutos do seu dia ao yoga e ao seu bebé. Faça algumas respirações lentas e profundas e alongue o seu corpo, mesmo que ainda não tenha uma série defenida de exercícios para fazer, faça o que lhe vier à cabeça.
Em alguns dias vai estar mais disposta e motivada, e vai começar a dedicar mais tempo a cada posição. Eu compreendo perfeitamente as mães que têm outros filhos ou que talvez não tenham tempo suficiente, mas pense no seu bem-estar e no bem-estar do seu bebé que está a assimilar as suas sensações físicas e expeiências emocionais, e encontre um tempinho só para si e para o seu bebé.

Quanto tempo?
Pode começar com 5 a 30 minutos. Isso basta, para sentir que consegue fazê-lo. Se é iniciante comece gradualmente e posteriormente defina um tempo para uma prática maior. Mantenha um horário fixo e afaste as distrações. Lembre-se que o que vai fazer faz muito bem a si, ao seu bebé e a todos os outros ao seu redor, então vale a pena.

Como fazê-lo?
Divirta-se a praticar yoga. A sua prática não deve ser mais uma pressão na sua vida, mas uma oportunidade para explorar novas sensações! A prática do yoga durante a gestação deve servi-la totalmente a si e ao seu bebé, ao seu corpo, ao que ainda consegue fazer, e ao que já não consegue fazer e precisa adaptar. Não há certo ou errado em como faz sua prática de yoga, apenas esteja segura e siga as indicações do seu professor(a) e quando surgirem dúvidas, anote-as e pergunte!
Acabe sempre a sua prática com um relaxamento, esta é a oportunidade perfeita para reequilibrar o seu corpo, a sua mente e sentir-se profundamente conectada com o seu bebé depois de tudo o que fez na sua prática, e esta é também uma das alegrias da prática em casa, pode relaxar o tempo que quiser e também pode moldar a prática de acordo com as suas necessidade de tempo e evolução. Tenho diversos vídeos no meu canal, que pode aceder e começar para começar a praticar em https://boon.tv/susanalopesyoga

Manter a prática
Não se esqueça que um dos seus desejos principais é sentir bem física e mentalmente, e os benefícios do yoga começam a ser notados quando a sua prática é regular. Como toda atividade física, existem fatores que podem interferir na rotina de exercícios, tudo depende da sua disciplina, foco e esforço e os avanços virão na sua prática e na sua vida. Continue! Mesmo quando não sentir vontade, senta-se no seu tapete por aqueles minutos escolhidos e começa com uma de suas posições favoritas e deixe fluir. Procure fazer com que cada aula tenha um propósito para si e para o seu bebé, e assuma-o com positivismo.


Quem sou eu?
Olá! Eu sou Susana, sou professora de yoga e educadora pré-natal. No meu dia a dia, se não estou com meus 3 filhos, eu ajudo e dou apoio às necessidades das mulheres, mães e dos seus bebés. Sou a fundadora do Programa Yoga para Mulheres, Yoga para Grávidas e Pós-parto e Yoga para Toda a Família, Yoga para a Ansiedade, autora do livro Yoga e Maternidade, e Presidente da Associação Norueguesa de Educação Prénatal. Tenho mais de quinze anos de experiência como professora de yoga e hoje orgulho-me de ter ajudado centenas de mulheres um pouco por todo o mundo.